Ação Institucional

Barão de Itararé participa de audiência no BNDES em busca de recursos para mídia alternativa

Theófilo Rodrigues (Barão de Itararé) e a deputada Jandira Feghali com o superintendente do BNDES.

Foto: João Pedro Werneck

Na sexta-feira (7), o Núcleo do Barão de Itararé no Rio de Janeiro esteve presente no BNDES para encontrar possibilidades de financiamento público para as mídias alternativas (rádios comunitárias, blogs, TVS comunitárias e jornais comunitários). A iniciativa da reunião partiu da deputada federal e presidenta da Comissão de Cultura da Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Junto de representantes de entidades ligadas às rádios, TVs, blogs e jornais comunitários, a parlamentar reuniu-se, no Rio de Janeiro, com o Superintendente da Área Industrial, Mauricio Neves e a chefe do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo, Luciane Gorgulho, ambos do BNDES, para discutir os possíveis tipos de investimento na área.

Segundo Jandira Feghali, é importante encontrar novos caminhos para que os recursos cheguem à mídia alternativa: “As mídias comunitárias e livres são fundamentais sob a ótica da cultura, porque essa diversidade cultural brasileira precisa ter meios de difusão para a liberdade de pensamento, do conhecimento e de expressão”, explicou.

A reunião com o banco é um desdobramento da audiência pública que a Comissão de Cultura da Cultura realizou em maio, em Brasília. Na época, representantes de empresas públicas de comunicação, como o presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Nelson Breve e membros de rádios e TVs comunitárias, destacaram a importância de uma maior acessibilidade do segmento ao crédito e financiamento público e privado.

Por conta da demanda, o superintendente Mauricio Neves fez uma exposição sobre os produtos que auxiliam a área de comunicação a acordou como prioridade um estudo mais detalhado sobre a forma da criação de uma nova operação não reembolsável para o fomento das mídias livres e comunitárias. Para isso, uma nova rodada de negociações está agendada para daqui a duas semanas, quando será divulgado o resultado da análise técnica do banco.

Também participaram da reunião no BNDES, Moyses Corrêa, secretário-geral da Associação Brasileira dos Canais Comunitários (ABCCOM) e os coordenadores do Barão de Itararé no Rio de Janeiro, Gilberto de Souza, do Jornal Correio do Brasil e Theófilo Rodrigues, da FALE-Rio.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Clique aqui para baixar os materiais da campanha:

%d blogueiros gostam disto: