Debates e Seminários

Barão de Itararé reúne ativistas midiáticos em torno do debate “Mídia & Revolução” no Rio de Janeiro

Midia e revolução

Cerca de 50 ativistas midiáticos reuniram-se no último sábado (23/11) para o debate “Mídia & Revolução”. Organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o debate fez parte das atividades do FACÇÃO, encontro realizado durante todo o fim de semana na Escola de Comunicação da UFRJ com o objetivo de agregar experiências de midiativistas.

Entre os debatedores estiverem presentes o blogueiro Miguel do Rosário (Blog O Cafezinho), o cientista político Theófilo Rodrigues, o sociólogo Diogo Lyra, os jornalistas Gilberto de Souza (Editor chefe do jornal Correio do Brasil) e Marcos Pereira (coordenador da FALE-Rio), além das coordenadoras do Barão de Itararé Carla Santos e Larissa Ormay, responsáveis pela mediação do evento.

Como eixo central do debate foram apresentadas várias políticas públicas em defesa da democratização da comunicação como o Marco Civil da Internet, o Marco Regulatório das Comunicações e a necessidade de ser revista a forma como se dá a distribuição das verbas oficiais de publicidade. Outro ponto polêmico girou em torno da criminalização dos movimentos sociais e a forma como os meios de comunicação trataram do tema.

Audiência pública da democratização da mídia

Após o debate “Mídia &Revolução” o FACÇÃO realizou ainda uma grande audiência pública com a presença da deputada federal e presidenta da Comissão de Cultura da Câmara Jandira Feghali (PCdoB) e do blogueiro Miguel do Rosário.

Miguel do Rosário contou os detalhes do processo que o diretor de jornalismo da Rede Globo Ali Kamel move contra ele e sobre as graves denúncias sobre a sonegação fiscal da Globo que tem sido divulgadas em seu blog. Já a deputada Jandira Feghali apresentou algumas das iniciativas que tem tomado no parlamento em defesa da democratização da mídia. Feghali é a única mulher na corrida pelo governo do estado do Rio de Janeiro em 2014 e a única até agora a apresentar uma agenda concreta em defesa da democratização da comunicação no estado.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Clique aqui para baixar os materiais da campanha:

%d blogueiros gostam disto: